viscoflex

Uma nova e excitante experiência de desenvolvimento
de espumas em poliuretano

A Viscoflex representa uma nova e excitante experiência de desenvolvimento de espumas em poliuretano na Flex2000. Pode ter aplicação em uma grande variedade de indústrias (médicohospitalar, colchoaria, automóvel, aviação, etc) e representa uma alternativa ás espumas de Alta Resiliência (H.R.) e convencional.

A Flex2000 orgulha-se de ter sido o primeiro fabricante da Península Ibérica a produzir este tipo de espuma. O Departamento de Investigação e Desenvolvimento da nossa empresa está continuamente a desenvolver esforços no sentido de melhorar o desempenho das espumas viscoelásticas nas características do conforto, nomeadamente na distribuição de pressão e absorção ao choque.

características

A Viscoflex caracterizada como uma espuma de lenta recuperação após uma determinada compressão. Quando um objecto ou pessoa se posiciona sobre a Viscoflex, esta progressivamente adquire a forma do objecto e após a remoção do mesmo a Viscoflex lentamente assume a sua forma inicial. Devido a esta recuperação gradual, a Viscoflex também se pode descrever como uma espuma de memória.

Outras características que a Viscoflex apresenta são as de atenuação da vibração e absorção ao choque. Nos testes de absorção ao choque a Viscoflex apresenta valores de 20% melhores do que das outras espumas de poliuretano.

De facto, a Viscoflex apresenta uma absorção ao impacto que chega a atingir os 90%. A Viscoflex caracteriza-se por reagir à temperatura corporal e ambiental, tornando-se mais macia.

Propriedades Físicas

Sensibilidade temperatura: as propriedades físicas da Viscoflex podem ser grandemente influênciadas pela temperatura. Mesmo pequenas variações na temperatura podem afectar a mediação da dureza da Viscoflex.

A velocidade de recuperação está correlacionada com a temperatura no sentido directo, maior temperatura conduz a maiores velocidades de recuperação. Nas condições de menor energia (temperaturas mais baixas) a Viscoflex apresenta maior dureza. Dependendo da formulação da Viscoflex (Tipo/ Referência), a característica "memória" pode-se obter com temperaturas mínimas de -1C mas esta característica consegue os seus melhores resultados entre os 13C e 30C. O Calor humano pode por si tornar a Viscoflex mais macia e, em condições extremas afectar a capacidade da espuma em fornecer suporte ao corpo. Este processo conhecido como mudança de fase ou relaxamento.

Sensibilidade Humidade: a Viscoflex não só reage temperatura como também presença de humidade do meio envolvente. A viscoflex tende a apresentar-se mais macia em condições de maior humidade.

A Viscoflex pode ser produzida com vários graus de resistência ao fogo, cumprindo as normas FMVSS 302 OU BS5852 - Part2: Crib5, com a adição de retardadores de chama formulação da Viscoflex conseguimos obter resultados positivos nos testes de pequena ignio - FMVSS 302 - ou de grande ignio - BS 5852 - Crib5.

No entanto, e como qualquer espuma de poliuretano deve-se sempre evitar o contacto da Viscoflex com fontes de ignio (fósforos, resistências eléctricas, cigarros, etc).

Benefícios e aplicações

As características físicas únicas da Viscoflex tornam-na popular entre as indústrias da colchoaria e médico-hospitalar.

Devido a aspecto moldável da Viscoflex, esta é utilizada na composição de colchões e, dada a sua baixa resiliência também na produção de almofadas.

Pessoas com mobilidade limitada confinadas a cadeiras de rodas ou camas hospitalares (especialmente em vitimas queimadas) podem beneficiar com a capacidade Viscoflex em redistribuir o peso e a pressão da superfície, reduzindo a incidência das feridas nos pacientes acamados provocadas pelo agravamento da pressão entre a pele dos pacientes e as zonas ósseas (cotovelos, nuca, joelhos, etc). Além das aplicações na medicina e colchoaria, a Viscoflex também poderá ser aplicada na indústria do mobiliário, automóvel, calçado, desporto, aviação e brinquedos.

subscrever a nossa newsletter
Receba em primeira mão as nossas notícias e novidades
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais